Princípios Orientativos da Comunicação IBC

1. OBJETIVO

1.1 A presente Política de Comunicação tem como objetivo apoiar o compromisso do Departamento de Comunicação da Igreja Batista Central em Porto Alegre, com a integridade e a ética em suas atividades, visando atender com excelência todas os Ministérios da Igreja, tendo como referência desta Política e do seu trabalho a Identidade Visual aprovada pelo Pastor da Igreja.

1.2 De igual forma, este documento tem o papel de orientar e conscientizar os líderes dos Ministérios acerca do padrão de conduta que o Pastor da Igreja estabeleceu para a Comunicação da IBC e para que este padrão seja praticado na solicitação de suas necessidades, assegurando, assim uma cultura de ética e conformidade, sempre alinhado com a Visão da Igreja e fundamentado nos Valores do Reino.

 

2. ABRANGÊNCIA

2.1 Esta Política se aplica a todos os líderes dos Ministérios com os quais o Departamento de comunicação se relaciona.

 

3. REGRAMENTO

3.1 ARTES INDEPENDENTES:

3.1.1 Toda e qualquer arte, seja impressa ou digital, que tenha sido criada de maneira independente do Departamento de Comunicação, deve passar por aprovação e mentoria deste Departamento.

3.1.2 Os Banners deverão obedecer ao padrão de 1,80mx0,80m.

3.2 SOLICITAÇÃO DE ARTES E VÍDEOS:

3.2.1 PROGRAMADAS:

3.2.1.1 O Departamento de Comunicação será o responsável pelo levantamento da demanda e planejamento de trabalhos recorrentes junto aos Ministérios, para assim proceder com a elaboração de uma agenda de produção de artes e vídeos, bem como, organizar a sua publicação como estabelece o item 3.6 abaixo.

3.2.2 NOVAS SOLICITAÇÕES:

3.2.2.1 As novas solicitações de artes (banners, panfletos ou posts para web) e de vídeos devem ser feitas pelo formulário encontrado no site: https://ibcpoa.org.br/comunicacao atendendo os seguintes prazos:

a)       SOLICITAÇÃO DE ARTES: Prazo: 08 dias

b)      SOLICITAÇÃO DE VÍDEOS: Prazo: 15 dias

c)      INCLUSÃO DE INFORMAÇÕES NO BOLETIM (ORDENS DE CULTO, PASTORAIS E INFORMATIVOS): Prazo: até às 12h de quinta-feira ou até às 12h de quarta-feira, quando na sexta-feira for feriado

3.2.2.2 Todas as solicitações obedecerão a uma fila de prioridades definida pelo líder do Departamento de Comunicação.

3.2.2.3 As novas demandas urgentes deverão ser tratadas diretamente com a liderança do Departamento de Comunicação.

3.3 IMPRESSOS:

3.3.1 Os pedidos de impressão devem ser feitos de maneira consciente, evitando o desperdício de material gráfico. É recomendável que as divulgações sejam feitas de maneira digital.

3.3.2 Se houver necessidade de impressão da arte, o líder de ministério é responsável por solicitar a autorização da verba necessária junto ao Tesoureiro da Igreja. Com a aprovação do Tesoureiro, o pedido poderá ser encaminhado para a secretaria que fará a cotação final e a solicitação de impressão, obedecendo o prazo de no mínimo 8 (oito) dias úteis de antecedência.

3.5 OUTROS:

3.5.1 É proibido afixar cartazes nos pilares, paredes ou outras dependências da Igreja sem autorização do Departamento de Comunicação.

3.5.2 Toda comunicação visual deve estar em Banners ou no Painel de Informações.

3.6 INFORMAÇÕES DE AGENDA:

3.6.1 Todos os Departamentos devem atualizar suas agendas com o máximo de informações possíveis através do link disponibilizado acima. Essas informações poderão ser divulgadas nos canais de comunicação da IBC: Aplicativo; Site; Anuncio (informativo semanal em vídeo); Data Show ou Boletim. Cada evento será divulgado na plataforma que trará melhores resultados.

3.7 CONTEÚDO:

3.7.1 É fundamental que todo conteúdo publicado nas redes sociais dos Departamentos estejam alinhados com a visão da Igreja de ser uma Igreja bíblica e amorosa.

3.8 CANAIS OFICIAIS E PUBLICAÇÃO:

3.8.1 As postagens de divulgação dos Ministérios obedecerão a uma ordem de prioridades e serão veiculadas nos canais oficiais da Igreja da maneira mais adequada de forma que o Departamento de Comunicação analisará quais os melhores meios de divulgação de determinado evento, não tendo por obrigação a publicação em todas as redes.

3.8.2 Os atuais canais de comunicação são: Facebook, Instagram (feed, reels e stories), Aplicativo, Site, Anuncio (vídeo semanal), YouTube e Boletim.

3.8.3 Novos canais de comunicação que vierem a surgir serão motivo de avaliação, análise e deliberação do Responsável pelo Departamento de Comunicação.

 

4. RESPONSABILIDADES

4.1   É dever dos líderes de Ministérios e Sociedades da Igreja Batista Central :

4.1.1     Ler, compreender e cumprir esta Política;

4.1.2     Comunicar o Departamento de Comunicação a respeito de todos os eventos realizados por seu ministério para que haja integração;

4.1.3     Buscar sempre a orientação do Departamento de Comunicação em caso de dúvida quanto ao cumprimento desta Política;

4.1.4     Assegurar que Diretoria da Sociedade ou Ministério sob sua supervisão conheçam e cumpram a presente Política;

4.1.5     Assegurar que a presente Política seja plenamente implementada na sua área.

4.2   O Departamento de Comunicação se responsabiliza pela proteção do direito de imagem e autoral, bem como, envidará todos os esforços na proteção destes direitos da Igreja Batista Central.

 

5. GOVERNANÇA

5.1 ATRIBUIÇÕES:

 5.1.1 É de responsabilidade do Departamento de Comunicação orientar as áreas internas e externas da IBC acerca das medidas que deverão ser tomadas para se fazer cumprir os princípios desta Política.

5.1.2 O líder do Departamento de Comunicação será nomeado pelo pastor da Igreja Batista Central.

5.2 COMITÊ:

5.2.1 O Comitê interno do Departamento de Comunicação é composto pelo responsável pelo Ministério (irmão Webley).

É dever de todos seguir esta Política e assegurar o seu cumprimento na melhor prática dos Valores do Reino.

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