Década de 1932 a 1941
Em abril de 1925 chegaram da América do Norte à Capital gaúcha a Sra. Alice Bagby Smith e o Pr. Harley Smith enviados pela Junta de Richmond. Em 1926 fundaram o Colégio Batista de Porto Alegre, do qual foram diretores por 15 anos em 2 períodos.
Enquanto dirigia o Colégio Batista o Pr. Harley Smith pastoreava a Igreja Batista Floresta, uma das 3 Igrejas existentes na Capital. O Pr. Harley incentivou muito o trabalho cooperativo entre as igrejas batistas e promoveu com outros pastores a organização da Convenção Batista do Rio Grande do Sul.
Após o retorno de uma viajem feita aos Estados Unidos, o Pr. Smith, juntamente com os pioneiros do trabalho no Brasil, Anna e William Bagby (pais de Alice) decidiram organizar mais uma igreja batista na cidade. Para então criarem a nova Igreja vieram por carta de transferência da Igreja Batista Floresta: Pr. Harley Smith, Sra. Alice Smith. Sr. Albert Bagby (irmão de Alice), Harald Schally, Edmundo Krohn, Adele Lain e Adelmir Moacir Schroeder e se juntaram a outros que já se reuniam, inicialmente ao ar livre, embaixo de uma árvore na Rua Esperança, atual Miguel Tostes, quase esquina com a AV. Protásio Alves. Como sede foi alugada uma casa na Rua Mariante n°807. A organização da Igreja se deu
em 02 de fevereiro de 1932 sob o nome da Igreja Batista Esperança.
A Igreja começa sob a liderança do Prof. João Correa Franco, até 31 de dezembro de 1933. Em 1934 assume o Pr. Harley Smith, após sua volta dos Estados Unidos. Pr. Harley foi um obreiro com uma grande visão missionária que contagiava toda a membresia. Como resultado desta visão foram organizadas outras Igrejas e Pontos de Pregação: Primeira Igreja Batista de Guaíba, Igreja Batista de Gramado, Igreja Batista Calvário (no bairro Gloria), Igreja Batista de Canoas, Ponto de Pregação do Cristal.
Década de 1942 a 1951
Neste Período a Igreja já possui em seu rol de membros cerca de 160 pessoas e se reúne no Colégio Batista, de 1947 a 1959, adotando o nome de Igreja Batista Central, após ter ocupado outros endereços próximos: Rua Alberto Bins n°799 e Avenida Cristóvão Colombo n°1098.
A igreja desenvolve grande ardor missionário em continuação a mesma disposição já demonstrada na década inicial então dirigida pelos Prs. Dr. João Correia Franco e Harley Smith.
Durante esta Década a Igreja foi conduzida pelo cajado de quatro pastores: Pr.Dr. Willian Colemann Harrison, Pr. Severino M. Batista. Pr. Prof. Ademir Moacir Schroeder, sendo que no meio da Década, isto é, em 15 de Julho de 1945 a IBC volta a ser pastoreada pelo Pr.Dr. Harley Smith, que em viagem aos Estados Unidos tinha ficado impossibilitado de voltar em virtude da II Guerra Mundial ocorrida de 1939 a 1945.
A missão de buscar almas perdidas foi intensa, então a Igreja Batista Central enviou missionários para o campo e organizou neste período duas igrejas filhas: Igreja Batista Calvário, organizada em 1942 na Azenha e a Igreja Batista Cristal, organizada em 1948, no bairro Cavalhada.
Década de 1952 a 1961
De 1947 a abril 1959 a igreja reuniu-se nas dependências do Colégio Batista. Em 1954 o rol de membros contava com 161 filiados.
Neste período a igreja, ainda no Colégio Batista hospedou o II Congresso da Mocidade Batista do Sul do Brasil.
O Pastor Harley Smith, num dos períodos de ausência por férias, foi substituído pelos pastores Pr. Ademyr Moacyr Schroeder, Pr. William Colemann Harrison e Pr. Severino M. Batista. Nesta década foi criada a Clínica Batista Anna Bagby dirigida, por Alice Smith.
Continua presente a visão missionária da Igreja. Deus vocaciona jovens que são enviadas ou recomendadas pela Igreja Batista Central, como: Vitória Suris Gruski. Maria Leoni Centeno Duarte, Anita Arais. Irene Noemi Pinheiro, Igy Ungaretti, Giseh Santos e Suely Malheiros.
Organiza-se o Ponto de Pregação da Vila Theodora, na capital. Era atendido pela União da Mocidade e outros pregadores leigos, dentre eles o irmão Olindo Scolmeister.
O Pastor Harley Smith costumava fazer viagens missionárias e levava junto com ele o irmão Zigfrids Kreitenbergs e o obreiro evangelista Daniel Oliveira. Em São Borja, com um recurso de alto-falantes saíram convidando pessoas pelas ruas. Na reunião da 1ª noite 40 pessoas e na 2ª 100 pessoas compareceram. Ao final de 3 dias houve muitas decisões por Cristo e 27 batismos realizados às margens do Rio Uruguai em 1958. Ali foi alugada uma casa para os cultos. Originou-se assim outra Igreja Batista no estado: a 1ª Igreja Batista de São Borja.
Em 16 maio de 1959 às 14h45min a Igreja recebe um telegrama do presidente da Junta do Colégio, Missº JJCowsert, reafirmando a decisão, de 14 abril: a igreja precisava sair das dependências do Colégio dia 28 de junho - um Domingo.
Sempre procurando resolver o problema de ter uma sede, a Igreja comprou dois prédios na Rua Cristóvão Colombo n° 851 e 853. Foi pago Cr$ 50.000,00 (cinquenta mil cruzeiros) a cada inquilino para que desocupassem o imóvel e a Igreja pudesse então ocupá-los no dia 29 junho (2°f). A Igreja permaneceu neste local por três meses e logo surgiu a oportunidade de compra do prédio da Av. Cristóvão Colombo nº 616. Então começou uma negociação com sede atual, que pertencia à Associação da Congregação Santa Catarina e onde funcionava o Colégio Nª Sª de Fátima. O preço pago foi Cr$ 4.000.000,00 (quatro milhões de cruzeiros).
Já no imóvel próprio na Av Cristóvão Colombo 616, após reformas, organiza-se o Jardim de Infância ocupando os fundos do templo, sendo a Sra. Alice a diretora, Irene Pinheiro, professora, Cantilio Bueno Ferreira, tesoureiro, sua esposa Alaíde, zeladora.
Nesta década a igreja vivia um ímpeto de realização de Conferências Evangelísticas com pastores convidados. A vasta coleção de documentos abordando esse assunto mostra o quanto isto foi importante naquele período. Um dos pregadores mais queridos da época era o Pastor Raphael Egídio Gioia Martins pai do grande escritor Evangélico, jornalista Gioia Junior.
Década de 1962 a 1971
Após a aquisição de sua sede, em 1959, a mesma até hoje, a Igreja continua a crescer.
De 1962 a 1969 funcionou a Clínica Médica conduzida pela médica sanitarista irmã Silvia Godoy Mendes e tendo como enfermeira a irmã Anita Arais. A irmã Dinah Rodrigues era uma das líderes do ministério que prestava auxílio espiritual aos idosos da SPAAN.
Vocações continuam sendo despertadas: Jovelino da Silva Araújo e Ziegfried Kretenbergs lideram o ponto de pregação na Vila Theodora.
Segue ao Seminário Teológico no Rio de Janeiro o evangelista Daniel Pedro do Prado. Retorna à sua igreja já como pastor e exerce aqui seu ministério por 19 anos, a partir de 1969.
Um telegrama de congratulações é enviado ao então Presidente Juscelino Kubitschek no dia da inauguração de Brasília, a nova Capital, expediente assinado pelo irmão Bruno Arno Bock em nome da Igreja.
Até o final desta fase a Igreja Batista Central já hospedara seis vezes as assembleias da Convenção Batista do Rio Grande do Sul e também contribuia com todas as ofertas levantadas para os diversos fins da denominação, ou seja, Missões Estaduais, Nacionais e Mundiais, Plano Cooperativo e outras.
No dia do trabalho em 1969 é lançada a Pedra Fundamental do templo para a futura igreja de Alvorada. Esta congregação é liderada pelos irmãos Daniel de Oliveira, Valderino Menchik, Waldemiro Aguiar. Estelita Martins, Olindo Scolmeister entre outros.
Em 14 de setembro de 1969, já aposentados, o casal Harley e Alice Smith regressam dos Estados Unidos.
É organizado o Coral da IBC com participação em Festival de Coros na Capital.
Adquiri-se um automóvel para o trabalho na Casa de Correção.
Abre-se o Ponto de Pregação na Vila Jardim.
No início de 1969 a Igreja tinha em seu rol de membros 239 membros e mais 56 residentes no interior.
Década de 1972 a 1981
DÉCADA DE 70
DADOS ESTATISTICOS:
Cancelamento de trabalhos existentes:
NOVOS TRABALHOS EVANGELISTICOS:
- NÚCLEOS DE ESTUDOS BÍBLICOS NOS LARES (27/6/1979)
- MONTENEGRO - frente missionária: um desafio proposto pela / JUNTA EXECUTIVA DA CONV. Bat. RS.
- ALVORADA:
- DEPARTAMENTOS E CARGOS - 42 1íderes - 1971
Departamento de Adultos (homens e senhoras). Dep. Jovens, Dep. de Intermediários (classe de meninos, cl. de meninas), Juniores, Principiantes, Primários, Uniões de Treinamento: adultos, jovens, Embaixadores do Rei, Mensageiras do Rei, Soc. Crianças, Berço (extinto ...). Soc. Coop. de Homens, Coral, Dep. de cultos no Ar Livre.
PERDÃO - Nossa DÍVIDA em dólares foi perdoada pela família BRANCEWELL DIACONATO: Bruno A. Bock, Valderino Menchik, Claudio G.lavier, Neri Chaves, Antonio Silva (17/11/71) Valdir Gonzalves (3/12/75).
Década de 1982 a 1991
Nesta década ocorreu o lançamento da PEDRA FUNDAMENTAL da reconstrução do templo. Na pedra foram gravadas a palavra FÉ e a data de 02/02/1932. O culto foi dia 02/02/1982. Data Histórica da RENOVAÇÃO DO TEMPLO: 08/08/1983.
Data Histórica de RENOVAÇÃO DO TEMPLO: 08/08/1983.
Foi criado o Departamento de Evangelismo e Missões formado por seminaristas que eram muitos nessa década: Florinda Serafim, Alberto Mussugatti de Jesus, Paulo Antunes, Alberi dos Santos, Alvaro Hirtz de Almeida, Luis Emanuel Silva dos Santos.
MULTIMINISTÉRIO:
Foi organizada a Igreja Batista no Jardim Ypu em 23/04/1988 com 26 membros, sendo o irmão Darly Rodolfo Bencke o seu pastor.
A década foi marcada por CONFERÊNCIAS, sendo alguns dos conferencistas Pr. Horst Troimann (I. B. Ijui - RS), Pr. Gunther Hartmann (I. B. Ajuricaba - RS), Pr. Araújo (24/10/1982).
O templo foi cedido para vários trabalhos da Denominação, entre eles: JUBAPA – AIBAPA - Missões Mundiais - Seminário Teológico B.R.S. - Coral da AIBAPA (pianos e salas) - Almoço Pastoral - Encontro de Líderes da EBD (AIBAPA) - Encontro de Adolescentes.
IMÓVEIS:
Doação de 2 terrenos em Quintão por Olindina Carvalho Barbosa para a IBC. Venda do terreno da Rua Saturnino de Britto. Construção da casa da Rua Cordeiro Thofern para ser vendida. Doação do imóvel para a I.B. em Alvorada situado à Rua Tibúrcio Azevedo, 415.
PROJETO INTEGRAÇÃO:
Objetivos: restaurar a democracia, reformular o ESTATUTO da IBC.
Plebiscito cujo resultado foi a demissão do Pr. Daniel P. do Prado do pastorado da IBC em 09/09/1988, Comissão sucessão Pastoral em 27/04/1988. Convite ao Pr. Niander Winter para pastorear a IBC em 22/06/1988.
Em 31/07/1988 Culto de Ação de Graças pelo novo Pastor e sua família. Em 03/09/1988 Pr. Niander assumiu o pastoreado da IBC.
Década de 1992 a 2001
Esta é a década de grandes transformações e acréscimos na trajetória da igreja. Desafiados pela visão de expansão e missões do Pr. Niander, somos encorajados a pensar grande para dentro e para fora da igreja. O texto bíblico que o pastor usa é Is 54.2 ``Aumente a sua barraca, torne ainda maior o lugar onde você mora e não faça economia nisso. Alargue as cordas da barraca e pregue bem as estacas´´. Com essa visão e a igreja unida para fazer a obra do Senhor, buscamos adquirir, com muita coragem e fé, todos os espaços possíveis ao nosso redor. Não tínhamos mais para onde crescer com nossa EBD. Já havíamos alugado um prédio ao lado da nossa propriedade e agora fomos à compra. Primeiro, em 1995, foi o terreno com a nossa casa de dois pisos que faz fundos com a nossa propriedade e com frente para a Rua Comendador Coruja, 366. Em 2001, numa epopeia de fé, assinamos a escritura do atual estacionamento ao lado do templo. Todos cremos que foi um milagre de Deus esta aquisição. Em 1993 começamos a grande ``Projeto Eldorado´´, na cidade de Eldorado do Sul. Da residência da família Delmar Carneiro, para a creche ACAPACIV e depois para a compra de uma propriedade de 2ha., dentro da zona urbana da cidade. Chega, então, a família missionária Collin e Márcia Pavitt. Os cultos crescem na sua residência. Somos desafiados a construir em Eldorado. Nesta empreitada foram muito importantes os projetos ``Parceiros Na Missão´´, desenvolvidos com os nossos irmãos batistas norte-americanos capitaneados pela família Pr. Richard Hipps. Junto com nossos parceiros construímos, em diversas etapas, nos anos de 93, 94, set e dez de 96, 97, 98, doze casas populares, o prédio principal para o templo, 2 residências: casa pastoral e casa do zelador, 500m de muros de 2,50m de altura, além de promovermos reformas e melhorias no nosso templo sede. No ``Projeto Eldorado´´ implantamos o ``Plano Piloto´´ para atender crianças e adolescentes na área social, espiritual, escolar e física, através da cooperação de voluntários membros da IBC Plantamos também ali o que hoje é a Igreja Batista de Eldorado do Sul.
Outros destaques desta década:
- Realizamos o Reibacen, em 93, 94, 95, 96,98 e 2001 em Nova Petrópolis, Gramado e Imbé;
- 5 seminaristas da igreja se prepararam e concluíram o seu curso de teologia no nosso seminário;
- Implantamos em 99 o ``Projeto Vídeo Jesus´´ com 400 fitas de vídeo para a evangelização nos bairros em torno da IBC, com a participação de cinco seminaristas e um coordenador de tempo integral;
- O Ministério Infanto-Juvenil teve grande crescimento com a liderança da irmã Elaine Gomes;
-O CBA (Clube Bíblico Adolescente) sob a liderança da irmã Ivone, com parceria do PV Sul, começou em 99:
-Inaugurada a ``Galeria do Ouro´´ com membros com mais de 5o anos ininterruptos na IBC;
- Organiza-se a Missão Evangelística e Assistencial da Vila Cefer II (2001) e que anos depois se torna em Igreja Batista Missionaria.
- Em 95 a IBC começa a participar do programa ``Criança na Avenida´´ promovido pela Associação do Bairro Cristóvão Colombo (AACC);
- O Ministério de Música e Adoração tem um grande impulso a partir de 1998, com a contratação da Ministra de Música Narilane Canacho Prattes;
- Para a glória de Deus, a igreja se destaca todos os anos, com a sua participação em todos os eventos da denominação, Plano Cooperativo e ofertas missionárias no âmbito estadual, nacional e mundial;
- A igreja teve significativo crescimento no seu rol de membros através de 165 batismos e irmãos que chegaram transferidos de outras igrejas batistas de vários estados da federação.
Década de 2002-2012
Em construção
Década de 2013-2020
Deus construindo a história...
(51) 3225-2824
(51) 98599-8377
igrejabatistacentralpoa@gmail.com