A Educação Cristã
Dados do Censo de 2022 do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - apontaram, e a imprensa brasileira registrou em um certo tom de ironia, que o Brasil tem mais igrejas do que escolas. Nas entrelinhas da reportagem, percebe-se que o termo dado “estabelecimentos religiosos”, traz em seu bojo todo o tipo de religiões e seitas, e não só as igrejas formais. Ainda assim, a crítica está posta.
Já dados da Reforma Protestante indicam que nas Igrejas a educação tinha por objetivo possibilitar o fiel acesso aos textos bíblicos, elemento necessário para a disseminação da fé cristã, pois quanto mais a pessoa lesse a bíblia, mais estaria cumprindo a ordem de Jesus. Tal período serviu, inclusive, de inspiração para a educação moderna, em que a influência dos reformadores resultou na criação de um sistema educacional livre e completo, embrião para o nascimento da universidade moderna.
Na atualidade, contudo, é irônico ressaltar o apontamento do Censo de 2022, ainda que, paulatinamente, muitas igrejas venham abandonado ao ensino das Escrituras, adotando práticas voltadas mais ao entretenimento e à diversão.
Em contrapartida, a Igreja Batista Central de Porto Alegre, alinhada com a educação cristã, tem sido a vanguarda da Escola Bíblica Dominical. E, mais do que ser uma referência denominacional, nossa Igreja entende a responsabilidade que tem de ensinar aos discípulos de Cristo sobre tudo o que Ele ordenou (Mt 28:19-20).
No mês de março retomaremos as classes de Escola Bíblica dominical, na expectativa de que muitos irmãos e visitantes possam ser educados na sã doutrina. E que líderes, ancorados no chamado missional, continuem a fazer discípulos, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ultrapassando os limites do templo, disseminado as boas novas do evangelho até aos confins do mundo.
Pr. Alencar Silveira Netto
(51) 3225-2824
(51) 98599-8377
igrejabatistacentralpoa@gmail.com